Fordismo

Publicado: 22 de maio de 2012 em Fordismo

Principais conceitos e princípios

Henry Ford foi um grande inovador ao introduzir uma linha de montagem semi-automatizada em sua empresa, a Ford Motor Company.

Trata-se um sistema de produção em massa, que revolucionou a indústria automobilística em meados de 1914.

Ao introduzir a esteira mecânica, com o objetivo de aumentar a capacidade de produção, cada trabalhador era responsável por uma pequena etapa no processo de produção e cabia à esteira a tarefa de levar até o trabalhador as peças e/ou materiais que ele necessitava para executar sua tarefa.

As principais características desse sistema de produção era o fato do estoque de matéria prima ser reduzido enquanto sua produtividade era acelerada.  No entanto, era necessário que o produto fosse rapidamente colocado no mercado, dessa forma o custo de produção também era reduzido. Esses princípios foram denominados:

  • Economicidade;
  • Produtividade;
  • Intensificação.

Ford apostou também na padronização do produto que seria oferecido no mercado, pois precisava “criar o mercado” que o consumiria. Portanto criou um modelo de automóvel simples, com peças padronizadas, oferecido em uma única cor: preto. Até mesmo a escolha da cor foi baseada no princípio da intensificação, pois a tinta nessa cor secaria mais rápido, portanto seria colocado mais rapidamente no mercado.

Vantagens e desvantagens

Podemos encontrar algumas vantagens no sistema fordista de produção, tais como a produção em massa e a padronização que trouxeram produtos mais baratos ao mercado, atingindo as classes que não tinham acesso a certos produtos; a redução da jornada de trabalho; maior remuneração salarial.

No entanto existem desvantagens, principalmente para o trabalhador, que embora tivesse aumento em sua remuneração salarial e diminuição da sua jornada de trabalho, ainda assim não atendia suas necessidades quanto ser humano.

Decorrências para a administração atual

Ford foi um dos grandes empreendedores na área da indústria, muitas empresas até os dias atuais utilizam seu modelo de produção, para atender a demanda da sociedade com maior eficiência e ritmo de trabalho acelerado. A esteira rolante foi aperfeiçoada com o decorrer do tempo, mas continua sendo utilizada junto com a robotização.

Chiavenato, Idalberto. Introdução À Teoria Geral Da Administração. 4. Ed. São Paulo: Makron, 1993.

http://www.infoescola.com.br (09/05/12)

http://aissac-pedagogiauemg.blogspot.com.br (09/05/12)

Deixe um comentário